produzimos videos institucionais; produtora de vídeo curitiba; produtora de video curitiba; produtoras em curitiba; Produtora de vídeo em Curitiba

Vídeo Institucional: Porque ter um para sua empresa?

O vídeo institucional é um tipo de apresentação que busca mostrar aspectos de uma empresa, como valores da marca ou atividades empresariais.

Elemento fundamental para uma estratégia de comunicação empresarial eficiente, os vídeos institucionais, embora bem divulgados, ainda não são aproveitados ao máximo pelas empresas.

No entanto, essa visão está errada. Afinal, os vídeos institucionais são parte importante da comunicação estratégica de uma empresa.

Principalmente em um universo em que 43% das pessoas utilizam vídeos como fonte primária de informação sobre produtos, serviços e empresas de seu interesse. Cisco 2022

Destinados a promover a imagem de quem o faz, os vídeos institucionais visam reconhecer e/ou apresentar as atividades de uma empresa.

Neste artigo você vai saber o que é um vídeo institucional. Saiba como aplicar corretamente esse tipo de material na comunicação estratégica da sua empresa e veja exemplos de usos bem-sucedidos de vídeos institucionais em grandes instituições. Boa leitura!

O que é um vídeo institucional?

Vídeos institucionais, como o próprio nome sugere, são peças de vídeo utilizadas para apresentar informações sobre uma determinada empresa, instituição ou marca.

São materiais que abordam uma empresa de forma mais estrutural, mostrando aspectos como recursos humanos, infraestrutura, logística de operação e produção e vários outros aspectos.

Além disso, vídeos institucionais também podem ser utilizados para ajudar a demarcar o posicionamento de uma empresa no mercado, demonstrando sua missão e valores, objetivos e história. Seja para o público interno ou para o público externo.

Assim, o vídeo institucional é uma excelente ferramenta para fortalecer a identidade visual e o branding de uma empresa, podendo agregar importantes valores de cunho social, econômico ou ambiental à marca, por exemplo.

Tipos de vídeos institucionais

Com o crescente uso de vídeos como alternativa ao consumo de conteúdo, os vídeos institucionais tornaram-se um meio de educação, propagação e promoção de valores, cultura e visão de negócios.

Assim, os conteúdos em vídeo tornaram-se fortes aliados nas estratégias de vendas e fortalecimento da marca, atuando como um catalisador para a integração das equipes e colaboradores de uma empresa.

Diante de tanta versatilidade e aplicabilidade, os tipos de vídeos institucionais são:

• vídeo depoimento: quando pessoas reais – clientes, funcionários ou membros da sociedade – registram depoimentos relatando como a empresa apresentada mudou sua trajetória de vida. É um dos melhores tipos de vídeo institucional para criar conexões pessoais;
• vídeo social institucional: o objetivo desse tipo de vídeo institucional é reforçar a marca da empresa, mostrando como as ações estão impactando o meio social em que está inserida;
• vídeo institucional cultural: nesse tipo de vídeo são apresentados os hábitos e valores da empresa. Aqui, a ideia é demonstrar como a empresa se vê e se coloca diante dos valores da sociedade;
• vídeo de endomarketing: é uma possibilidade de apresentar o ambiente interno para motivar, inspirar e desenvolver seus próprios colaboradores. É um material muito popular para divulgação nas redes sociais.
• vídeo institucional animado: muitas pessoas tendem a pensar que vídeos institucionais não podem ser animados. Isto é um erro! Afinal, por meio de uma animação é possível apresentar dados, tabelas e gráficos de forma mais rica e didática. Fique atento, pois neste artigo ainda vamos explicar como funcionam os vídeos institucionais em motion graphics! Conheça: Vídeo de Animação

Objetivos dos vídeos institucionais

Em resumo, os objetivos de um vídeo institucional variam de acordo com a estratégia de comunicação corporativa e empresarial da empresa.

Alguns materiais podem ser usados ​​para contar a história de uma marca ou de um negócio, outros podem ser usados ​​para transmitir uma mensagem, esclarecer conceitos ou apresentar mudanças e novidades.

Há também aqueles com perfil mais comercial, que apoiam a equipe de vendas de uma empresa apresentando vantagens competitivas, cases e portfólios.

É uma ferramenta que, quando utilizada corretamente, permite a obtenção de um ROI – Return on Investment – ​​positivo e diferencia um negócio dos seus concorrentes.

Em resumo, podemos destacar 5 benefícios dos vídeos institucionais que são, em geral, os motivos que levam as empresas a adotarem tal estratégia em sua comunicação corporativa:

1. Os vídeos institucionais ajudam a modernizar as marcas

Somente na Índia, em média, cada pessoa consome cerca de 28 horas de conteúdo de vídeo por semana. Por isso, as empresas não podem mais se contentar em marcar sua presença institucional apenas em editoriais e reportagens “frias”.

2. Eles também reforçam a autoridade de uma marca

85% dos consumidores dizem que querem ver mais vídeos produzidos por empresas. Esses dados são da Wyzowl e definitivamente mostram como as pessoas prestam atenção e querem consumir o que as empresas produzem em vídeos.

3. Vídeo institucional humaniza as empresas e ajudam a criar empatia com o público

or meio desse tipo de material, as empresas podem mostrar sua visão, seus valores e as pessoas por trás de sua atuação. Isso ajuda a aproximar a marca de seus consumidores.

4. A transmissão de informações por meio do Vídeo institucional é mais concisa

Em poucos minutos de vídeo é possível transmitir mensagens com 600 palavras ou mais. Esse é um aspecto que facilita a retenção da atenção do público.

Isso é muito útil, principalmente quando os vídeos institucionais precisam transmitir muitos dados estatísticos ou detalhes técnicos mais especializados.

5. Vídeo institucional são investimentos de longo prazo

Ao criar um vídeo institucional, a empresa poderá utilizá-lo por muito tempo, pois as informações tratadas nesse tipo de material mudam com menos frequência.

Assim, é possível aplicá-los em eventos, palestras, treinamentos e apresentações por muito tempo sem perder a qualidade da informação ou ficar datado.

Como fazer um vídeo institucional ?

Um bom vídeo institucional requer um processo de produção bem estruturado. Quando o assunto é produção audiovisual em geral, é comum empresas e profissionais pensarem em orçamentos robustos, equipamentos caros, tecnologias de ponta e mega investimentos.

No entanto, a primeira e principal preocupação deve ser transmitir uma mensagem que represente a sua empresa e a sua filosofia empresarial.

Para facilitar esse processo, reunimos algumas dicas necessárias para fazer um vídeo institucional que transmita bem a mensagem de uma empresa. Verificação de saída!

O vídeo institucional deve ter um propósito
Este ponto pode parecer óbvio, porém, muitas empresas não conseguem definir o que querem alcançar, quem querem alcançar e qual mensagem querem transmitir com um vídeo institucional.

Seja fortalecendo a percepção da marca ou presença no mercado, demarcando um novo posicionamento ou até mesmo engajando mais seus clientes, o importante é sempre ter um objetivo definido para o vídeo institucional.

Ele também precisa contar uma história
O vídeo institucional é o momento em que sua empresa ou organização apresentará algo importante ao público. Portanto, essas informações não podem ser repassadas de forma dispersa ou desinteressante.

Quando a informação é transmitida sem contexto, será difícil para o público assimilá-la corretamente, pois certamente acabará perdendo aspectos valiosos da mensagem.

Portanto, é importante, ao pensar em um vídeo institucional, pensar também na construção de uma narrativa para ele.

Por meio do storytelling será definida a história a ser contada e a melhor forma de apresentar as informações de uma narrativa – como fatos, dados e números – para potencializar uma mensagem.

Este é um aspecto importante. Então, nossa dica é que você continue se aprofundando nele. Leia este artigo que ensina como criar bons roteiros usando storytelling!

O vídeo precisa transmitir uma mensagem audiovisual clara
Com isso, queremos dizer que a trilha sonora, a locução e o storyboard do vídeo institucional precisam conversar entre si.

A locução não pode ter um tom mais sério e formal se as cores do vídeo e a trilha sonora sugerirem outra coisa, por exemplo.

Isso gerará uma mensagem conflitante que provavelmente não atingirá seu objetivo. Portanto, todos esses aspectos precisam ser pensados ​​e construídos em conjunto.

Como falar bem em um vídeo institucional
Em geral, quando somos filmados, já podemos falar que temos experiência de falar em público. No entanto, existem muitas diferenças entre falar ao vivo e falar em vídeo.

Então, aqui vão algumas dicas sobre aspectos e cuidados que você deve ter em mente para falar bem nos vídeos institucionais da sua empresa.

Voz
A voz é um instrumento vital para apresentações, pois absorve muita atenção da comunicação verbal. Portanto, a voz deve ser natural, preparada e colocada da maneira correta.

O tom correto varia de acordo com a situação: você pode introduzir sentimentos como surpresa, suspense, ironia, entre outros, no conteúdo. A velocidade da fala também pode tornar a transmissão da mensagem mais interessante.

Também é importante cuidar da ressonância e da qualidade da voz (se rouca, áspera, suave etc.) do locutor, pois podem criar um conteúdo mais afetivo ou impactante.

Linguagem
Uma vez conhecido o público-alvo, é importante adaptar sua linguagem. Afinal, erros na adequação do público podem prejudicar seriamente a imagem da instituição.

Portanto, escolha um vocabulário que você possa comunicar e evite erros gramaticais. Dessa forma você passará autoridade e sua mensagem será compreendida pelo público.

Não se esqueça de cuidar dos vícios linguísticos: eles podem distrair o usuário do conteúdo institucional.

Comunicação clara e focada
Mesmo que haja muito cuidado na elaboração do conteúdo, ainda há formas de torná-lo mais claro.

Uma dica importante é sempre anunciar o conteúdo contido no vídeo, comunicar de fato e depois sintetizar (para que seja possível salvar a mensagem principal com mais facilidade).

O conteúdo da publicidade com antecedência ajuda o usuário a seguir seu raciocínio com mais facilidade. Mas não adianta saber exatamente como planejar o conteúdo: você precisa se sentir à vontade para comunicá-lo.

Segurança e confiança passarão um valor muito positivo para quem te atende. Você pode melhorar seu conforto lendo mais, fazendo cursos, falando mais em público, treinando para outras pessoas… Isso pode ajudá-lo a se comunicar com mais naturalidade.

Postura correta
Tenha cuidado para não ficar muito parado no vídeo (mãos nos bolsos, braços cruzados), mas fique atento à gesticulação excessiva (como esfregar as mãos).

Afinal, os gestos podem desviar a atenção do espectador ao demonstrar a insegurança do apresentador.

Ao avaliar especialistas em apresentações de impacto, você também poderá ver como eles cuidam da posição da coluna para evitar que a câmera enfatize a má postura.

Na frente da câmera
Uma vez que tudo está planejado, agora é hora de ir para a frente da câmera.

Comece com uma imagem adequada: use roupas que valorizem você (refletindo sua personalidade), mantenha uma postura ereta (para transmitir interesse pela empresa) e preste atenção à sua linguagem corporal.

Finalmente, não tenha medo da câmera: olhe para ela como se fosse uma amiga e saiba que você vai se acostumar com ela.

Vídeo institucional em movimento? É possível aplicar?
A desenvoltura na frente das câmeras e na frente dos microfones não são habilidades comuns para a maioria das pessoas.

Por isso, ao pensar em produzir um vídeo institucional, muitas empresas adotam a estratégia de criar um vídeo em movimento – enfim, são vídeos com movimentos animados.

Este moderno formato de vídeo institucional é especialmente valioso para empresas cujo produto é um dos principais protagonistas ou quando muitas informações precisam ser repassadas.

5 passos para um bom vídeo institucional:

1. Escolha uma boa equipe

De nada adianta ter ideias criativas se não houver um produtor profissional responsável pelo projeto.

Você pode até fazer um vídeo caseiro, mas essa certamente não é a imagem de improviso que sua empresa quer colocar no mercado.

Com uma equipe especializada você terá tranquilidade para o briefing, um roteirista e uma produção profissional para cuidar dos detalhes técnicos das filmagens.

2. Comece com um bom briefing

Pense na seguinte analogia: os primeiros passos em uma cozinha costumam ser mais confortáveis ​​para um aspirante a chef quando há uma receita clara com instruções sobre o que precisa ser feito.

É assim que funciona um bom briefing: é o começo para a criação do roteiro. É preciso que haja clareza nas expectativas, na organização das ideias, na definição de um orçamento realista e no posicionamento da empresa.

Então, na hora de produzir um bom vídeo institucional, sua empresa precisa especificar o que é possível fazer e conhecer bem o seu público-alvo.

3. Tenha o roteiro em mãos

Um bom briefing permite que o roteirista transforme as necessidades da empresa em conteúdo.

É o roteiro que vai estruturar a história da corporação e mesclar as imagens, frases e animações para contar a história da empresa de forma a prender a atenção do público.

Você não pode ficar de fora do roteiro: infraestrutura, colaboradores, diferenciais da empresa no mercado e valores.

Do lado técnico, o roteiro também orienta o trabalho de produção, câmeras, diretores e editores.

4. Invista em equipamentos adequados

Esqueça aquelas imagens de novela em que a menina anda a cavalo com o sol batendo no rosto e belas paisagens ao fundo sob a luz natural do dia.

Essa luz não é apenas o resultado da natureza! Há equipamentos com tecnologia pesada nos bastidores garantindo que não haja sombras ou manchas escuras na tela.

Além disso, essas grandes produções contam com equipamentos como câmeras com lentes variadas, microfones (de mão, de lapela ou externos) e um computador com ótimo processador e software de edição de vídeo. Você vai precisar de alguns desses itens para fazer um bom vídeo!

5. Fique de olho nos detalhes

Funcionários com roupas chamativas, música da moda tocando como trilha sonora (que deixa o vídeo datado), imagens escuras ou de baixa definição: esses são apenas alguns detalhes que podem acabar com o prestígio do seu vídeo.

O local também deve ser pensado para chamar a atenção do espectador na medida certa. Fique esperto com todos os detalhes!

Conclusão
Não existe fórmula mágica para criar um bom vídeo institucional. O importante é ter sempre em mente esses 3 aspectos:

• o vídeo institucional precisa contar uma história clara e concisa;
• deve ter um objetivo bem definido antes mesmo de ser criado, e;
• deve se enquadrar no contexto da empresa, transmitindo os mesmos valores que a marca preserva.
Este formato de conteúdo é muito útil para agregar valor a uma empresa e envolver clientes, colaboradores e investidores.

Por meio de um vídeo institucional, sua empresa pode transmitir informações ricas ao público, em diversas ocasiões e por muito tempo.

Por isso, esse formato de conteúdo é um dos melhores investimentos para a comunicação estratégica da sua empresa.