Bom, essa é uma questão que surge quando produzimos um vídeo com a participação de um porta-voz da empresa. Nem todo vídeo precisa ter um porta-voz. Ocorre que, dependendo de sua utilidade, ter a presença de alguém torna o vídeo mais atrativo. Afinal, pessoas gostam de ver pessoas no vídeo, assim como nas fotos.
Dito isso, nossa resposta tem sido a seguinte: a edição faz milagres! Por isso, não tem sentido sentir vergonha. Se for o caso de a pessoa não ter boa dicção ou não conseguir transmitir com segurança sua mensagem, também recorremos à edição, e na etapa da gravação fazemos alguma estratégia para driblar essas barreiras, como o uso de falas curtas, por exemplo.
A receita mais segura é sempre a mesma: gravar diversas vezes a mesma fala para depois selecionar a melhor. Em vídeo, existe uma regra: melhor ter a mais do que a menos. Portanto, é preciso encarar o momento da gravação como uma oportunidade de fazer, refazer, acertar, errar, enfim, usar e abusar do momento para fazer sair a sua melhor interpretação. Porque depois, não há o que se fazer.