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Conteúdos institucionais: como torna-los interessantes ao público?

Por abordar assuntos corporativos, conteúdos institucionais podem não ser atrativos num primeiro momento

A dificuldade em trabalhar com conteúdos institucionais é fazer com que eles despertem interesse ao público. Para isso, é preciso usar outras formas de abordagem, além das que já são utilizadas na produção de outros formatos. Diferentemente do vídeos institucionais que, apesar de poder usar a subjetividade para vender o peixe, em algum momento deixará explícito a busca pela exaltação da instituição, outros formatos buscam agregar valor à marca com foco em torno dela, não explicitando isso, tratando de forma indireta.

Independente do formato que serão convertidos os conteúdos institucionais, a redação é base para tudo. E, algumas técnicas tradicionais de escrita publicitária são eficazes, como o modelo dionisíaco que recorre aos apelos emocionais e o modelo apolíneo que se baseia no discurso deliberativo de Aristóteles. O uso de figuras de linguagem e o recurso testemunhal, também costumam ter êxito. Mas é preciso mais para promover conteúdos institucionais.

REPITA

Chamado de método mnemônico pela psicologia, muito utilizado para a memorização, é bastante utilizado por empresas e pela propaganda. Por exemplo, ouvimos tantas vezes alguns slogans que acabamos repetindo eles no cotidiano. Assim como acabamos nos familiarizamos com logos de tanto vê-los e passamos a acreditar que determinada marca é a melhor, por ouvir isso várias vezes.

Mas é necessário ter cuidado para que a repetição não produza efeito contrário, deixando o público saturado de tanto ver e ouvir. Como por exemplo, empresas que ligam insistentemente para fazer novas assinaturas. Bom senso e dosagem são essenciais para utilizar o método em conteúdos institucionais, usando formas variadas para “repetir a mesma coisa”.

MOTIVOS

Prepare o terreno. Apresente explicações, razões e porquês de como seu produto, serviço ou a própria empresa são eficientes e melhores. Contextualizando e dando motivos, fica muito mais fácil vender a ideia e ter êxito com conteúdos institucionais, do que simplesmente impor uma informação.

EXPLORE O PROBLEMA

Realce o problema e potencialize ele, mostrando que entende e sabe como é “estar na pele” do seu cliente. Isto criará empatia e proximidade, recursos quase que cruciais para se obter êxito, não só com conteúdos institucionais, mas com tudo que envolve público. Após isso, traga seu produto ou serviço como solução para os problemas.

A tática é bastante utilizada pela Polishop. Apesar do exagero no uso e principalmente na dramatização dos casos envolvendo os problemas, é incontestável a grande exaltação dos produtos quando são apresentados.

NÃO DEIXE SURGIR OBJEÇÕES

É importante que o público saia sem dúvidas após ter contato com conteúdos institucionais. Por isso, é necessário ter noção de quais podem ser os possíveis questionamentos sobre seu serviço ou produto, antes deles surgirem. Responder “perguntas frequentes” nos materiais, para que elas não apareçam como perguntas posteriormente, é um exemplo.

Além disso, outras dicas podem auxiliar na produção de conteúdos institucionais no formato audiovisual, como contar histórias para prender mais a atenção, por exemplo.

 

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