Sucesso com vídeo corporativo: em qual apostar?

O formato está em alta, mas a escolha do estilo é crucial para ter sucesso com vídeo corporativo.

 

O audiovisual é o modelo comunicacional mais consumido na atualidade e segue como aposta de sucesso para o futuro. Em virtude disto, acertar na fórmula e na produção é essencial para conseguir grandes resultados, atingindo da melhor maneira o público. Apesar de parecer algo sem muitas variações, existem vários estilos que podem ser trabalhados para ter sucesso com vídeo corporativo.

A começar pelo mais conhecido, o Vídeo corporativo Tradicional é aquele que trabalha com a história da empresa, seus diferenciais, principais características, serviços, valores, visões, expectativas para o futuro e outros assuntos que tratem da instituição. Sua característica principal é se apresentar como um cartão de visita da organização, de maneira linear, direta e bem completa.

Por ser bem completo, é o estilo que mais pode acrescentar valor ao conceito da marca, sendo bastante utilizado como primeiro vídeo da companhia, em festas de aniversário, para mostrar crescimento, ampliações e etc.

Vídeo corporativo Moderno

Vídeo corporativo Moderno em como principal característica um início mais envolvente, geralmente chamando a atenção para um problema, uma pergunta, dúvida, apresentando na sequência uma solução e posteriormente a empresa que dispõem desta. Por ser voltado às vendas, este estilo deve ter duração mais curta para se ter sucesso com vídeo corporativo. Fazendo jus ao moderno que carrega no nome, tem também como característica, o uso em grandes proporções de Motion Graphics.

Por apresentar uma narrativa mais envolvente e não apenas informações diretas, o estilo “prende” quem o assiste, fazendo com que seja visto até o final. É ideal para campanhas ou para se alcançar objetivos específicos, focados em resultados, tratando de vendas e marketing.

Quando não se objetiva falar de forma direta sobre a marca, serviço ou produto, o Conceitual é o melhor estilo para se ter sucesso com vídeo corporativo. Usa do impacto ou da emoção para transmitir um conceito, através de uma história ou apenas imagens. Muitas vezes não se utiliza nem locução, tendo como menção à marca, apenas uma assinatura no fim do vídeo, mostrando quem apoia e está por trás da mensagem.

Se assemelha ao estilo Tradicional, geralmente sendo utilizado nas mesmas situações, com a diferença de tratar a empresa de forma indireta.

O Vídeo corporativo estilo TV, trabalha com formatos consagrados na televisão para transmitir sua mensagem e se aproximar mais facilmente do público. Entrevistas, reportagens, documentários e repórter em estúdio, ao estilo Fantástico, com informações e imagens aparecendo ao fundo, são algumas das formas mais utilizadas deste estilo.

Por conta da audiência e da frequência que vemos estes formatos, a aceitação por parte do público se torna mais fácil, não causando estranhamento e uma possível rejeição. O que torna o caminho para ter sucesso com vídeo corporativo mais simplificado. É muito utilizado para conteúdos educativos e para lidar com consumidores.

E por último, o Vídeo corporativo Interno, voltado para quem faz parte da instituição. Por não ter seu foco nas vendas, não é necessário empregar técnicas mais avançadas de diálogo e de produção, podendo recorrer a formas mais resumidas e simples para ter sucesso com vídeo corporativo.

O estilo é utilizado em integrações, em conteúdos multimídia, treinamentos ou para trabalhar conceitos mais complexos, por meio de técnicas, por mais simples que sejam. São mais fáceis de serem compreendidos. Apesar de ser voltado para o público interno, nada impede que seja disponibilizado e reproduzido em plataformas virtuais, atingindo o público externo e servindo de arquivo.

O mais importante para se ter sucesso com vídeo corporativo é procurar uma empresa especializada para fazer o audiovisual necessário para o seu negócio. A Just Ads Express tem as melhores soluções para atender sua demanda, produzindo um material de alta qualidade com baixo investimento.